quarta-feira, 22 de junho de 2011

Comunicação e Cultura


Atualmente, um dos grandes problemas que afligem as empresas em todo mundo é a maneira como as pessoas se comunicam no ambiente de trabalho. O chamado relacionamento interpessoal se processa através de como as pessoas se comunicam, ou seja, a base das relações humanas e sociais ocorre através da comunicação.

O homem é aquilo que ele consegue comunicar ao seu semelhante na sociedade onde vive. É social por natureza, mais com capacidades comunicativas individuais.
E são essas capacidades que irão coordenar esforços e evitar ou não conflitos nas relações entre pessoas. Utilizando a lógica, podemos concluir que se uma organização é feita de pessoas e pessoas se relacionam através da comunicação, estudar e entender como a comunicação se processa dentro uma organização é uma solução estratégica para se chegar à raiz de alguns problemas que interferem no alcance dos objetivos traçados pela empresa.
A cultura organizacional de uma empresa é definida, em boa parte, pela cultura do ambiente onde a empresa está inserida. Isso se deve ao fato de que as pessoas não conseguem simplesmente “deixar do lado de fora” seus valores, crenças e princípios pessoais, nem os da sociedade na qual estão inseridas. Dentro da empresa, é preciso identificar os grupos formais e informais e suas respectivas lideranças. Trabalhar essas pessoas é de fundamental importância para a disseminação de uma cultura organizacional favorável. É fácil perceber que as pessoas possuem um papel primordial na definição da cultura de qualquer organização, afinal são elas que a promovem.
A criação de uma cultura organizacional favorável aos objetivos traçados pela organização começa pela delegação de responsabilidades e autoridade às pessoas, que precisam se sentir como parte do processo. Na busca pela melhoria do relacionamento interno nas organizações é importante considerar a abertura de canais de duas mãos entre líderes e subordinados, seja via escrita ou oral, conscientizando e engajando funcionários numa mesma diretriz empresarial. Na verdade, é a comunicação a responsável por permitir o acompanhamento, a avaliação e o julgamento dos resultados de todos os processos desenvolvidos numa organização. Por isso, é importante envolver todos os indivíduos que direta ou indiretamente participam do processo, a fim de que todos possam compartilhar do mesmo sentimento de missão e oferecer sua contribuição para o sucesso. Por esta abordagem, as informações que fluem continuamente pelo sistema de comunicação mantêm a organização em permanente sintonia com os clientes - internos e externos - e com ela mesma como um todo.
Trabalhar a comunicação de forma a interferir na cultura de uma empresa é muito mais que manter informados os funcionários das decisões da diretoria. É preciso muita sensibilidade para perceber que o diálogo não deve ser procurado apenas em situações de emergência, e sim constantemente. É necessário que a organização apresente uma proposta transparente de intenções através de uma cultura organizacional que dissemine o que se espera dos colaboradores, através de uma comunicação simples, clara e coesa com os interesses da empresa por meio de respeito ao contínuo desenvolvimento e satisfação das necessidades das pessoas.


Por Carolina Lehner

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