quarta-feira, 8 de junho de 2011

Publi... o quê mesmo?


Ao pensar em ingressar no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda você se deve perguntar: que porcaria é essa? Quem são esses personagens? O que eles fazem, falam e contribuem? Para que servem?



Confesso aos leitores virtuais, que eu estou praticamente formada e não tenho ideia do que é isso até hoje!

Usando o cérebro que Deus me deu, fui buscar nos conhecimentos do dicionário do que se trata esse assunto e encontrei as seguintes definições:


Publicidade é a “promoção de produto ou serviço através dos meios de comunicação social.” Então o que eu pessoa entendo com essa informação, é que Publicidade é passar a ideia pra frente... Isso me lembra quando eu era criança, e a molecada juntava para brincar de telefone sem fio. O problema é que às vezes a informação tinha alguns probleminhas de envio. Mas isso se encaixa em outra estória.
Propaganda é um “conjunto de atos! que têm por fim propagar uma ideia, opinião ou doutrina.” Então o negocio é assim que funciona... Huuummmm... Eu uso um meio de massa para passar o que eu estou sentindo/pensado sobre alguma coisa. Bacana! Bacana pra caramba!

Mas chegamos num ponto interessante, a ideia que eu tenho do curso é completamente diferente do que esta sendo dito. Será que eu tenho problemas ou as pessoas não sabem definir o que realmente é o curso de Publicidade e Propaganda? Não se trata apenas de criar um conceito e usar os meios de informação para partilhá-lo. Não é simples assim; aprendemos muito, mas muito mais mesmo.

Aprendemos a ler as pessoas, porque precisamos acertar no fundo do seu coração para que a campanha dê certo; e nessa brincadeira descobrimos que todo mundo é meio parecido, mas suas melhores características são únicas e marcantes.

 Aprendemos que a arte é uma ótima base, tudo pode ser feito a partir de uma releitura. É igual vitamina: Pega tudo, bate no liquidificador que no final vai dar alguma coisa diferente a cada vez que você fizer, porque nunca colocamos a mesma quantidade de ingredientes.

Aprendemos trabalhar em equipe, trio, dupla, em qualquer formação numérica de grupo. Uma ideia sozinha pode ser boa, uma ideia compartilhada, analisada, discutida e melhorada é muito melhor.
Aprendemos que pessoas com personalidades diferentes trabalham muito bem juntas, e que até um pouco de rusga da uma boa ardida na relação...

Aprendemos que para PROPAGAR uma ideia é necessário ter ÉTICA. Afinal somos formadores de opinião, e nossa opinião influencia na atitude das pessoas... Temos que ter cuidado para que isso não ofenda ou infrinja a lei, tanto a pessoal, quanto a escrita pelo homem. Não podemos ter pré-conceitos. Tudo tem que ser vivido para poder ser utilizado como referência.

Ser publicitário é “tomar umas em botecos” de todos os gêneros, e conversar com as namoradeiras de janela, entrar em museus e ir ao máximo em cada sentido humano com as peças vistas, conhecer a história dos grandes homens e dos nem tão grande assim, não só as estrelas da Globo tem algo interessante para contar.

Ser publicitário e ser “meio diferente”, porque é nessa diferença que conseguimos ter boas ideias que encantem a quem queremos atingir...

Todos os cursos levam ao conhecimento, o curso de Publicidade e Propaganda leva ao DELÍRIO...

Ser Publicitário é uma arte que muda constantemente de acordo com a necessidade das cores, informações, odores, sons, sabores e ideias do mundo.


Por MF Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário